Biofaces Bring Nature Closer
      Londrina - Brazil

      Charles Pinho

      Biofaces

      104 EspéciesRanking: 350º 112 PublicaçõesRanking: 394º
      Seguidores 7 Seguindo 23
         
      Biografia:

      Olá, me chamo Charles!
      Não sou biólogo, sou apenas um curioso apaixonado pela natureza e a observação de aves!
      Sempre tive o interesse em vida silvestre, desde criança manuseava pequenos anfíbios e invertebrados, seja por curiosidade ou para soltura em ambiente mais adequado, nessa época morava em uma casa que fazia fundo com um sitio, que já fazia limites com o ambiente urbano (sitio do seu Zé bote) então sempre havia algum tipo de fauna por perto, lagartos Teiú, Gambas, lagartixas, vários tipos de aves, sapos (lembro que havia um sapo cururu enorme que morava embaixo de umas telhas de Eternit que ficavam no quintal) e sempre havia aparições de pequenas pererecas verdes no tanque e no banheiro, sem contar na quantidade enorme de pequenos insetos (lagartas, gafanhotos, grilos, borboletas, cigarras, mandruvás, lagartas “medidoras” piolhos de cobra, lacraia, etc.. poderia ficar citando espécies por horas rsrsr) meu pai costumava fazer passeios comigo e minha irmã mais velha pela região, (meados de 1997) atravessando o sitio e passando por uma região de mata, um córrego até chegarmos a uma pedreira desativada que tinha na região. Hoje vejo que não é um percurso longo, mais quando criança, aquilo era uma aventura sem igual, creio que isso contribuiu muito para a paixão pela natureza.
      Na adolescência estudei em um colégio próximo de casa, e nessa época havia uma coleção de livros na biblioteca sobre vida selvagem, eu amava aqueles livros, por que além da leitura tinha muitas fotos dos animais... infelizmente não me recordo o nome da coleção, me recordo que eram livros grandes (50x50cm).
      Sempre acompanhei documentários sobre vida selvagem, fauna e flora, um dos que mais me marcou, ainda na infância foi o PLANETA TERRA que passava na TV CULTURA, meu pai tinha o costume de assistir e eu sempre assistia junto. Hoje em dia ainda acompanho esse tipo de conteúdo, seja por documentários na TV, canais do Youtube, ou redes socias, onde acompanho diversos biólogos, dentre eles o Willian Menq, que foi o biólogo que nos tempos contemporâneos me influenciou a atividade de observação de aves e a criação do perfil no Wikiaves e no Biofaces.
      A paixão pelas aves: em um determinado dia fazendo alguns afazeres de casa e acompanhando alguns conteúdos no Youtube, ao finalizar um vídeo o aplicativo iniciou um outro vídeo aleatoriamente, o vídeo era do canal PLANETA AVES, do já citado ali acima Wilian Menq... em determinado momento me chamou a atenção a vocalização de uma ave, era da choca barrada que era muito comum no quintal de casa na minha infância, lembro bem do canto da ave nos pés de pitanga e amora que tinha no quintal... por algum motivo não ouvia a ave a anos, e quando ouvi no vídeo me bateu toda aquela nostalgia. Desse dia em diante passei a acompanhar assiduamente o canal, e comecei a observar todas as aves ao meu redor e aos lugares que eu ia, pois eu sempre estava em meio a natureza, acampando, na chácara do meu pai, ou em algum parque urbano. Com o tempo comecei a sair especificamente para observar aves, comprei primeiro um binoculo, e depois adquiri duas câmeras do tipo super zoom, duas pois a paixão pela observação de aves já tinha também alcançado a minha esposa Nayalle! Ela sempre estava comigo, ou quando não, meu cunhado Wesley, ou o seu tio Luciano, que aos poucos estão também deleitando-se ao prazer da observação de aves.
      Ainda sou novo nesse mundo, aos poucos conhecendo mais sobre essa pratica, e também conhecendo e fazendo novos amigos observadores!

      https://www.wikiaves.com.br/perfil_7ecdb60b344dbaf

      Relatório de Espécies
      88[+] Aves
      Andorinha-do-rio
      Tachycineta albiventer
      Andorinha-serradora
      Stelgidopteryx ruficollis
      Anu-branco
      Guira guira
      Anu-preto
      Crotophaga ani
      Arapaçu-de-cerrado
      Lepidocolaptes angustirostris
      Todos
      Desenvolvido por dothCom
      Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.