Biofaces Bring Nature Closer

      Pernilongo de Costas Brancas (Himantopus melanurus)

      24 Jul 2016

      Mede 38 cm de comprimento. O pernilongo recebe essa denominação popular pelas pernas longas e pelo bico afilado característico. Distingue-se do pernilongo-de-costas-negras (H. mexicanus) pelo padrão como a máscara negra contorna o olho. Apesar do nome popular, as costas brancas nem sempre são uma boa característica diagnóstica, pois há muita variação entre indivíduos tanto em H. melanurus quanto em H. mexicanus. Ave localmente migratória, o imaturo apresenta coloração semelhante à do adulto, mas com tons marrons nas partes escuras da plumagem. O adulto apresenta o píleo branco com uma faixa preta que vai do bico até a parte traseira da cabeça, enquanto o jovem apresenta o píleo preto. Espécie com dimorfismo sexual. Fêmeas possuem coloração mais opaca tendendo ao marrom, assim como jovens. Machos possuem coloração preta.
      Bica insetos e pequenas presas com seu bico afilado, por vezes caminhando em águas profundas e varrendo de um lado para o outro a superfície da água com o bico semi-aberto.
      Frequentemente em bandos, nidifica em colônias. Deposita seus ovos em depressões de terrenos secos, chocando ovos de cor ocre, manchados de preto e castanho.
      Encontrado em lagoas, estuários, praias fluviais e marítimas, manguezais, arrozais e banhados.
      Substitui Himantopus mexicanus no Brasil Centro-meridional. Está presente em todo o Brasil, com exceção da área onde ocorre a espécie citada, o norte da Amazônia. Também ocorre no sul do Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai.

      Fonte: Wikiaves.com.br

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views422
        • Curtidas4
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Sertãozinho - SP
        -21.114388841186532, -48.04960457239383
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.