Malditos Humanos!!!
Enquanto estávamos em um trabalho de campo, de cunho ambiental, nos deparamos com o triste fato, de encontrar este graxaim-do-campo (Lycalopex gimnocercus) preso em uma armadilha, e de certo já havia alguns dias que ali estava, com fome, sede e o principal, com sua liberdade retirada de forma traiçoeira e maquiavélica, apenas esperando a morte, seja pelo fatores acima citados, ou pelas mãos de algum humano.
Por sorte, o encontramos antes! O bicho estava tremendo, possivelmente por estres, pois ficar enclausurado em tal estrutura, não deveria ser o que ele esperava ao pegar aquele pedaço de comida (isca).
Primeiro invadimos e retiramos seu ambiente de vida, depois retiramos suas presas, seu alimento natural, e depois retiramos sua vida!
O que estamos fazendo???
A tantas formas de resolver problemas de conflitos com animais silvestres, mas nos julgamos superiores e racionais, que achamos que este mundo é nosso, e retiramos a vida de tudo e todos que estiverem em nosso caminho, sempre sem questionar, pois somos dotados de "RACIONALIDADE" e somos seres superiores!!!
Agradeço demais por ter comigo nesta e em tantas outras situações, amigos que apoiam a causa da preservação e conservação da nossa biodiversidade, pois mesmo que a luta para mudarmos a atual situação seja árdua, em conjunto ela se torna possível!
Obrigado Karine Erath, Othavio Quiliao e Guilherme Souza, por estarem comigo neste momento e juntos termos feito esta soltura de um INOCENTE!