Phobetron em quarto instar. Família Limacodidae. Quando vi uma lagarta dessas pela primeira vez, achei a coisa mais esquisita do mundo, e tive receio. Hoje, tenho paixão por elas, me ensinaram a agir melhor diante de bichos fora do comum e desconhecidos.
Phobetron hipparchia é chamada de lagarta lesma porque suas pernas são reduzidas e ela se movimenta através de ondulações no abdome. E, como lagarta macaco e/ou lagarta aranha, por causa das suas projeções e cerdas. Ela não é urticante e é extremamente delicada. As projeções se soltam facilmente, a lagarta não deve ser colocada no chão nem tocada indelicadamente, para não perder as projeções e as cerdas protetoras.
Phobetron passa toda a vida na planta hospedeira, até empupar. O casulo é uma esfera pequena, dura e rígida, geralmente presa nos galhos da planta hospedeira. A mariposa cabe na ponta do seu dedo, tem pouca mais que 1cm.
Phobetron é tão incrível... Ame o diferente! Toda sua esquisitice é inofensiva, é meramente defensiva, serve para confundir os predadores: na duvida sobre o que ela seria realmente, o predador acaba não investindo.