Biofaces Bring Nature Closer

      URUBU DE CABEÇA PRETA

      17 Mai 2014

      O urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) é uma ave cathartiforme da família Cathartidae, pertencente ao grupo dos abutres do Novo Mundo. Conhecido também como urubu-comum, corvo, urubu-preto e apitã.
      Seu nome significa: do (grego) korax = corvo; e gups = abutre, urubu; e do (latim) atratus, ater = vestido de luto, preto. = Abutre preto.
      Características
      Dentre os urubus, é o de menor envergadura. Apesar de seu tamanho, é o mais agressivo dos urubus menores, disputando avidamente uma carcaça com as outras espécies. Não possui o olfato apurado do gênero Cathartes, localizando a carniça pela visão direta ou observando os outros urubus pousando para comer. Costuma deslocar-se a grande altura, usando as correntes de ar quente para diminuir o custo energético do voo. Sua visão é excepcional, tendo boa acuidade para objetos a grande distância. Para diferenciá-lo dos outros urubus, em voo, destaca-se o formato mais curto e arredondado das asas, com a ponta mantida um pouco à frente da cabeça. Quase no final de cada asa, forma-se uma área mais clara, quase um círculo. Exceto por essa área mais clara, adultos e jovens são totalmente negros, inclusive a pele nua da cabeça e o pescoço.
      O urubu-de-cabeça-preta possui de comprimento 62 centímetros e de envergadura cerca de 143 centímetros com peso de 1,6 quilo.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views1094
        • Curtidas6
        • Comentários1
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Caicó - RN
        -6.494760877181723, -37.06862413896488
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.