Neste vídeo um cágado-de-orelha-vermelha nada tranquilamente pela lagoa aproveitando o sol da manhã
A tartaruga-de-ouvido-vermelho é a subespécie Trachemys scripta elegans, da ordem Testudinata, como é a chamada a ordem dos quelônios. É nativa dos Estados Unidos da América, mas hoje é encontrada em vários lugares do mundo, sendo ilegal como animal de estimação no Brasil, de acordo com o IBAMA.
As tartarugas-de-ouvido-vermelho são membros da ordem Testudinata, que contém aproximadamente 250 espécies. No Brasil, os membros dessa ordem costumam ser designados como tartarugas e jabutis. Em Portugal é denominada de tartaruga de orelhas vermelhas ou tartaruga de faces vermelhas.
Elas são quase totalmente aquáticas, mas deixam a água para tomarem sol em dias ensolarados, por uma necessidade metabólica de se exporem aos raios ultravioleta para se aquecerem, como praticamente todo réptil, e para absorver vitamina D. Quando se sentem ameaçadas, as tartarugas-do-ouvido-vermelho deslizam freneticamente das rochas - daí o nome em inglês: "Red-eared slider" (algo como "deslizadora do ouvido vermelho"). Em um ciclo recorrente ao longo do dia, elas emergem da água, tomam sol até ficarem secas e quentes, mergulham de volta na água para refrescarem-se e, depois, emergem novamente.
#vidaanimal #vidaselvagem #animais #animaisnanatureza #cagado #tartaruga #repteis #repteisbrasil