Biofaces Bring Nature Closer

      O canto do canário-do-mato - Myiothlypis flaveola

      27 Fev 2024

      Em uma trilha pela floresta do Museu de História Natural da UFMG, encontro sempre esse pequeno canário-do-mato cantando ao longe, mas nessa filmagem consegui registrar seu canto de perto.

      O pula-pula-amarelo ou canário-do-mato é uma espécie de ave da família Parulidae, tribo Parulini. Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Guiana, Paraguai e Venezuela.

      Seu nome científico significa: do (grego) muia = mosca; e thlupis = pequeno pássaro não identificado. Em ornitologia thlipis significa rouxinol ou tentilhao; e do (latim) flaveolus, flavus amarelado, amarelo, da cor do ouro. ⇒ Pequeno pássaro amarelado.

      Canta muito alto, lembrando um Canario Belga, origem para um dos nomes comuns. O outro refere-se ao fato de quase não ficar parado. Responde a uma boa imitação de seu canto ou à gravação do mesmo. Aproxima-se para procurar a fonte emissora e chega a poucos centímetros, se a pessoa não se movimentar. É característico seu hábito de cantar com a cauda entreaberta e movimentá-la lateralmente para o lado inverso de onde está a cabeça.


      É uma ave comum na parte baixa e chão das matas ciliares, matas secas e cerradões. Aparece nos bandos mistos próximos ao solo, parecendo ser algo ocasional, ao contrário de muitas espécies de aves.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Belo Horizonte - MG
        -19.9166813, -43.9344931
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.