Biofaces Bring Nature Closer

      Comedouro dos pássaros #01

      20 Fev 2022

      Nesse vídeo aparece Sanhaço-cinzento e Bem-te-vi, comedouro de frutas.

      O bem-te-vi é uma ave passeriforme da família dos Tiranídeos.
      Conhecido também como bem-te-vi-de-coroa, bem-te-vi-verdadeiro e em alguns lugares do NE como cirino, é provavelmente o pássaro mais popular de nosso país, podendo ser encontrado em cidades, matas, árvores à beira d'água, plantações e pastagens. Em regiões densamente florestadas habita margens e praias de rios.
      É também muito popular nos outros países onde ocorre, recebendo nomes onomatopeicos em várias línguas como kiskadee em inglês, qu´est ce em francês (Guiana) e bichofêo em espanhol (Argentina).
      Há ainda uma história que diz que o bem-te-vi seria a ave odiada por Deus, pois quando Jesus se escondia dos soldados que queriam matá-lo, o bem-te-vi viu Jesus escondido e começou a cantar: “bem te vi, bem te vi, bem te vi, então os soldados prenderam Jesus graças ao pássaro que “falou que viu Jesus escondido”.

      Nome Científico
      Seu nome científico significa: do (tupi) Pitanguá guaçú = nome ameríndio tupi para várias espécies de papa-moscas; e do (latim) sulphuratus, sulfur = amarelo sulfúreo, sulfúreo, enxofre. ⇒ Pitanguá amarelo sulfúreo.

      Características
      Ave de médio porte, o bem-te-vi mede entre 20,5 e 25 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente de 52-68 g. Tem o dorso pardo e a barriga de um amarelo vivo; uma listra (sobrancelha) branca no alto da cabeça, acima dos olhos; cauda preta. O bico é preto, achatado, longo, resistente e um pouco encurvado. A garganta (zona logo abaixo do bico) é de cor branca. Possui um topete amarelo somente visível quando a ave o eriça em determinadas situações.
      O seu canto trissilábico característico lembra as sílabas bem-te-vi, que dão o nome à espécie. Portanto, seu nome popular possui origem onomatopeica.
      Existem várias espécies de tiranídeos com o mesmo padrão de cores, dentre as quais 4 são particularmente similares ao bem-te-vi: o neinei (Megarynchus pitangua), o bentevizinho-do-brejo (Philohydor lictor), e os dois bentevizinhos do gênero Myiozetetes, o bentevizinho-de-penacho-vermelho (Myiozetetes similis) e o bentevizinho-de-asa-ferruginea (Myiozetetes cayanensis). O neinei é do mesmo tamanho do bem-te-vi, mas possui um bico maior e bem mais largo, o bentevizinho-do-brejo é mais esbelto, menor e apresenta o bico proporcionalmente mais afinado achatado. Já os bentevizinhos do gênero Myiozetetes são menores, possuem o bico cônico e proporcionalmente menor e as sobrancelhas brancas menos definidas.
      Fonte: https://www.wikiaves.com.br/wi... />
      O sanhaço-cinzento é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como sanhaçinho,sanhaço-do-mamoeiro, sanhaçu, sanhaço-comum, sanhaço-da-amoreira, e no Nordeste como pipira-azul (Piauí) e sanhaço-azul (Natal/RN) e sanhaço-de-ateira (Ceará). É uma das aves mais comuns do país, conhecida por realizar acrobacias em meio a disputa por frutas com outros pássaros.

      Nome Científico
      Seu nome científico significa: do (Gr.) thraupis = pequena ave; e do (tupy) saí-açu, = nome indígena tupy para um pássaro muito ativo ou para identificar várias espécies do gênero Tangara; Sayacu de Marcgrave (1648),(Thraupis). ⇒ Pássaro dançarino Sayacu.

      Características
      Mede entre 16 e 19 centímetros de comprimento e pesa entre 28 e 43 gramas. (Hilty, 2011).
      O adulto de Thraupis sayaca apresenta coloração geral cinzenta, com as asas e cauda de coloração azul turquesa. Sua cabeça é cinza com uma fina e tênue faixa pós ocular cinza escuro que nem sempre está visível. Testa, coroa e nuca também cinza. Os lores são cinza, da mesma coloração da cabeça. A coloração do manto é cinza, porém mais escuro que a nuca. As penas coberteiras são cinza azuladas. As rêmiges apresentam bela coloração cinza azulada, com reflexos metálicos esverdeados e com as bordas internas das penas escuras. O uropígio, assim como as penas supracaudais, são cinza azulados e as retrizes são azuladas com os mesmos reflexos metálicos verdes das rêmiges. A garganta, peito e ventre são cinza e o crisso é branco.
      Os olhos são escuros e o bico apresenta coloração cinza escuro, sendo a porção proximal do bico de coloração mais clara que a porção distal. Tarsos e pés são cinza.
      O jovem ou imaturo é similar ao adulto da espécie, entretanto sua coloração é mais esverdeada, mais pálida e mais opaca que este.
      Os filhotes são cinzentos e apresentam comissura labial rosada.
      Fonte: https://www.wikiaves.com.br/wi... />
      Equipamento:
      Câmera: XD 1080p
      Arquivo: MP4
      Resolução do vídeo: 1080p (1920x1080-pixel)
      Áudio: interno nativo da câmera
      .
      Apoie Inscrevendo-se no canal: https://www.youtube.com/channe... /> .

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views738
        • Curtidas7
        • Comentários1
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Praça Padre Joaquim de Paula Corrêa
        -22.7409987, -47.6240912
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.