Garibaldi
Chrysomus ruficapillus
Chestnut-capped Blackbird
O garibaldi é uma ave passeriforme da família Icteridae, anteriormente classificado como Agelaius ruficapillus na família Emberizidae. Também conhecido por dó-ré-mi, pássaro-do-arroz, papa-arroz, xexeu-de-lagoa (Natal/Rio Grande do Norte e ceará), chupim-do-nabo, chapéu-de-couro (São Paulo), casaca (Piauí), corda-negra (Pernambuco, agreste e sertão da Paraíba), rinchão, godelo e melro baiano (Minas Gerais). É uma ave caçada e cobiçada por gaioleiros.
Seu nome científico significa: do (grego) Khrusus, Khrusõma = ouro forjado; feito de ouro (latim) rufus = vermelho; capillus= coroado; cabelo da cabeça. (dourado com coroa vermelha). Obs: o garibaldi jovem macho tem as penas cor de bronze e apresenta a coroa castanha.
Mede entre 17,5 e 18,5 centímetros de comprimento e pesa entre 32,2 e 41,3 gramas. (Fraga, 2016).
Cores: O macho apresenta plumagem negra, tendo a coroa, a garganta e o peito em vermelho fosco (pardo). Dependendo da iluminação e a distância em que o pássaro se encontrar, as partes vermelhas não são visíveis e a ave parece totalmente negra, chegando a ser confundida com o tiê-preto, a passaro-preto e o vira-bosta. A fêmea apresenta plumagem pardo-olivácea, com barriga e lado superior estriados de negro e pardacento-claro, sendo difícil de ser identificada, salvo quando está próxima ao macho.
Canto: Seu canto é agradável e melodioso. É um dos sons mais típicos dos brejos e banhados brasileiros, consistindo em assobios que lembram o da passaro-preto, seguidos de um trinado muito intenso, característico da espécie.
Alimenta-se em geral no chão, também em taboais e macegas. Come basicamente frutas, sementes, grãos e pequenos artrópodes (besouros, aranhas, grilos, gafanhotos, lagartas e larvas). Aprecia arroz com casca.
Seu ninho, em forma de tigela, é geralmente construído entre as folhas de taboas. Os ovos, cerca de três, são levemente azulados com pequenas manchas escuras.
Vive nas paisagens úmidas, banhados e brejos, em bandos numerosos. No contexto urbano, não vê problema em dividir as árvores, onde se alimentam e descansam, com outras espécies (pardais, cardeais e outras). É ave fortemente associada à água. Pode se tornar praga agrícola, especialmente em lavouras de arroz alagado.
Ocorre nos estados do Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins, Distrito Federal e todos os estados do Nordeste. WIKIAVES 2021. Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wi... Acesso em: 11 de nov. de 2021.