Biofaces Bring Nature Closer

      Papa-Moscas-do-Campo

      18 Dez 2021

      O papa-moscas-do-campo é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.
      Está ameaçado por perda de habitat.
      Seu nome científico significa: Culicivora caudacuta ⇒ Devorador de mosquito que tem a cauda pontiaguda ou (pássaro) de cauda curta devorador de mosquito.
      O papa-moscas-do-campo mede cerca de 10 centímetros. Tem plumagem marrom, com as costas manchadas de estrias negras; a coroa também é negra. São marcantes uma longa linha branca próxima aos olhos e a cauda longa e fina, com penas em formato afilado. Na barriga, a cor é esbranquiçada, com regiões do abdômen acastanhadas.
      Seu alimento preferido são os insetos, os quais captura em pleno voo.
      No Distrito Federal, o período reprodutivo da espécie foi dado entre outubro e abril (Sousa e Marini, 2007), corroborando com o período reprodutivo em campos da Argentina (Di Giacomo, 2005). Os ninhos são feitos a baixa altura em arbustos (eg.: Esenbeckia pumila e Eremanthus glomerulatus) e são postos de 2 a 3 ovos opacos, sendo considerada alta a predação (Sousa & Marini, 2007)
      É uma ave obrigatória de capinzais neotrópicos, que não tolera pastagens modificadas, preferindo habitar os capinzais altos de campo sujo e campo limpo, onde a vegetação herbácea é abundante e não há excessiva exposição do solo. Vive sozinho ou em casais, formando grupos familiares. Costuma empoleirar-se em ramos finos a média altura, de onde se arroja em voos para capturar seu alimento (Sousa & Marini, 2007; Kanegae et al., 2012). Para mais informações sobre uso de habitat, vide Kanegae et al., (2012).
      Ocorre no Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, centro e oeste da Bahia, Maranhão, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. WIKIAVES 2021. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wik... Acesso em: 2 de jan. de 2021.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views444
        • Curtidas8
        • Comentários2
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Campo Grande-MS
        -20.4697105, -54.620121100000006
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.