Biofaces Bring Nature Closer

      Gato-palheiro melânico

      07 Mai 2021

      Ontem (meu aniversário) aconteceu uma coisa magnífica e extremamente rara, vi um GATO-PALHEIRO MELÂNICO (Leopardus braccatus).

      Por volta das 17 horas de ontem, dirigindo na estrada de terra em meio ao canavial junto com meu brother Kiwi (@carloscandiagallardo ), avistamos um felino preto no cantinho da estrada. Paramos o carro, peguei a câmera, olhei o bicho e na hora mandei uma frase parecida com essa " manoooooo, acho que é um melânico, deve ser um gato-palheiro melânico", mas até então sob desconfiança do brother kiwis que achava que era um gato doméstico. Desconfiado ainda sob a possibilidade de receber um presente de aniversário do planeta terra, desci do carro, fui chegando mais perto e consegui tirar algumas fotos. Mas após um breve contato dos nossos olhares, o pequeno gato sumiu em meio ao canavial. 

      Ainda durante nossa amostragem no final de tarde de ontem ficamos conversando sobre a possibilidade de ser um gato-palheiro melânico, debatemos sobre isso por algum tempo. Lembro do Kiwi me dizendo a seguinte frase: "Cadê a parcimônia, meu jovem? Ver um gato-palheiro já é quase impossível, melânico ainda, jamaaaaais". 

      Cheguei na pousada ainda com o pensamento do gato preto, não conseguia acreditar na possibilidade de fotografar um animal tão raro, ainda mais no dia do meu aniversário. Mas no final era ele mesmo, o fantasma do canavial de Araçatuba, o gato-palheiro melânico.

      Confesso que até chorei de alegria ao receber a confirmação do registro, não poderia receber um melhor presente de aniversário (a natureza é foda demais). 

      Depois de algumas pesquisas na internet, resolvi recorrer a alguns conhecedores fodas sobre o assunto. Gostaria de agradecer aos amigos @gufigueiroa @samuel_betkowski  @edu.fragoso_ @carloscandiagallardo pela ajuda para identificar e pela disponibilidade em ajudar.

      Preserve a natureza, pense em maneiras de minimizar nossos impactos no planeta terra, outras espécies incríveis como essa dependem de nós para seguir seus caminhos.  

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views1369
        • Curtidas18
        • Comentários10
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Araçatuba
        -21.2028539, -50.4536793
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.