Biofaces Bring Nature Closer

      Socó-boi

      07 Abr 2021

      Socó-boi
      Tigrisoma lineatum
      Rufescent Tiger-Heron
      O socó-boi é uma ave pelecaniformes da família Ardeidae.
      Conhecido também como socó-pintado, socó-boi-ferrugem, iocó-pinim (Pará) e taiaçu (em tupi, tai = riscado + açu = grande) socó-onça na Amazônia quando o animal é jovem.
      Seu nome científico significa: do (grego) tigris = tigre; e söma = corpo; e do (latim) lineatum, lineatus, linea = marcado com linhas, linha. (Ave com) linhas (como o) corpo do tigre.
      Mede entre 66 e 76 centímetros de comprimento e pesa cerca de 840 gramas (Martínez-Vilalta, et al, 2016 em HBW).
      A plumagem adulta é idêntica para ambos os sexos e é adquirida aos dois anos de idade, caracterizando-se pelo pescoço castanho com uma faixa branca vertical na frente e manto pardo-acinzentado, manchado de acanelado; possui um bico bastante longo. A plumagem do socó-boi jovem é amarelo-clara com faixas transversais negras, garganta e ventre brancos e o bico é relativamente curto.
      Alimenta-se de quase tudo que encontra: crustáceos, répteis, anfíbios, peixes e insetos. Captura suas presas andando vagarosamente, em águas rasas ou pântanos no interior da floresta. Oculto na densa vegetação, espreita peixes e outros organismos aquáticos ficando em total imobilidade nas margens. Captura sua presa com seu bico afilado, dardejando-a em golpes certeiros e retendo-a entre a maxila e a mandíbula.
      Durante a época de reprodução o adulto emite uma forte voz, que lembra o esturro da onça pintada ou o mugir de um boi.
      Nidifica no alto de árvores e arbustos, sendo o ninho constituído de uma grande plataforma de gravetos. Põe geralmente 2 a 3 ovos que são levemente manchados, com um período de incubação de 31 a 34 dias. Os adultos costumam coletar o alimento da prole a grande distância do ninhal. A procriação procede geralmente no início ou no fim da estação seca, quando o alimento para as aves aquáticas é normalmente mais farto.
      Vive em áreas úmidas, como brejos, pântanos e veredas e também regiões florestais. Costuma esconder-se na vegetação ribeirinha.
      Anda como se se esgueirasse, a passos largos, bem como se observasse um perigo ou uma oportunidade. Fica em pé dispondo as asas horizontalmente viradas para cima, atitude que provavelmente serve à termorregulação. Voa devagar, com o pescoço encolhido e as pernas esticadas. Quando está desconfiado, estica o pescoço, arrepiando as penas da nuca e balançando a cauda. Para dormir, não volta a cabeça para trás, e sim mantém o bico dirigido para a frente. Gosta de dias chuvosos e escuros, encontrando-se então à vontade tanto espécies noturnas como diurnas. É de hábitos solitários. Quando perturbado, permanece imóvel até voar, indo empoleirar-se no alto das árvores.
      Vocalização: fortíssimo “canto” emitido na época da reprodução lembrando o esturro da onça-pintada: estrofe prolongada de “róko…”, inicialmente crescente e depois decrescendo terminando em um profundo gemido; baixo e profundo “o-a”, timbre de um bugio ( chamada ); um mugir profundo e monossilábico (ambos os sexos ). WIKIAVES 2021. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wik... Acesso em: 01 de abr. de 2021.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views511
        • Curtidas8
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Campo Grande-MS
        -20.4697105, -54.620121100000006
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.