Biofaces Bring Nature Closer

      O Canto do Petrim - Bichinho Difícil de Filmar - Synallaxis frontalis - Sooty-fronted Spinetail

      03 Jan 2021

      O petrim é uma ave passeriforme da família Furnariidae.
      Seu nome científico significa: de synallasis, synallaxis = nome dado por Vieillot (1818) para este gênero de aves com cauda espetada, do (grego) synallasis = era uma das ninfas Ionides; e do (latim) frontalis, frons, frontis = com a fronte, com a testa, fronte, testa. ⇒ Synallaxis com testa ou ninfa das águas com fronte (castanha). Na mitologia grega, Synallaxis era uma das irmandades de ninfas das águas que habitavam Kytherus, um rio da região de Elis no oeste da península do Peloponeso. Os nomes individuais das ninfas Ionides eram: Calliphaea, Synallasis (ou Synallaxis), Pegaea e Iasis. O termo frontalis evidencia a coloração castanho avermelhada da testa desta espécie.
      Mede entre 14 e 16 centímetros de comprimento e pesa entre 11 e 17 gramas.
      O adulto destaca-se pela coloração rufa, castanho-avermelhada do alto da cabeça, asas e cauda, fazendo contraste com o marrom oliváceo do corpo. Área ventral cinza clara. Entre o bico e o alto da cabeça avermelhado está outra marca registrada da espécie, a testa marrom-olivácea. Uma listra superciliar mais clara aparece em boas condições de luz, bem como os olhos amarelo-alaranjados, circundados por algumas penas cinzas mais claras.
      Sua alimentação consiste de insetos e suas larvas, aranhas, opiliões e outros artrópodes, moluscos etc.
      Como outros furnarídeos, o casal usa o ninho durante boa parte do ano, seja para reprodução, seja para dormida. Mantém contato com chamados baixos e no período reprodutivo (julho a dezembro) emitem seu chamado alto, traduzido pelos nomes comuns.
      Constrói o ninho típico do gênero, uma bola de gravetos de vários tamanhos, colocada em forquilha e dentro de um arbusto, com um tubo lateral do mesmo material.
      Vive em casais no meio dos arbustos dos cerrados, cerradões e matas secas. Aparece nas partes sempre secas da mata ciliar.
      Sua voz é composta por duas notas, a segunda mais alta, sendo o canto repetido continuamente, em especial no começo da manhã.
      Ocorre em todo o Brasil, exceto na Amazônia. WIKIAVES 2020. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wik... Acesso em: 26 de nov. de 2020.
      #Aves #CantoDePassarosSilvestres, #Petrim

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views513
        • Curtidas6
        • Comentários2
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  TERENOS-MS
        -20.4383001, -54.8652419
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.