Biofaces Bring Nature Closer

      Gavião de Rabo Branco (Jovem) - Geranoaetus albicaudatus - White-tailed Hawk - Brazilian Birds

      03 Jan 2021

      O gavião-de-rabo-branco é uma ave accipitriforme da família Accipitridae. É conhecido também por curucuturi, gavião-branco, gavião-de-cauda-branca e gavião-fumaça.
      Seu nome científico significa: do (grego) geranos = grua, guindaste; e aetos = águia; e do (latim) albus = branco; e caudatus = cauda. ⇒ Águia com cauda branca. “Aguila coliblanca” de Azara(1802–1805) (Buteo).
      Mede entre 44 e 60 centímetros de comprimento e pesa entre 865 e 1235 gramas. Sua envergadura está entre 118 e 143 centímetros.
      É um gavião grande podendo ser encontrado dentro de cidades. Constrói o ninho sobre árvores ou rochas com galhos secos. Ave de rapina de porte compacto, com plumagem negro-acinzentada, com exceção do entorno dos olhos, que é branco, e a cauda, que é branca e barrada de preto. Tem o bico negro-acinzentado e o cerume amarelado.
      Alimenta-se de insetos, répteis, mamíferos, anfíbios e até outras aves de menor porte. Também vasculha estradas em busca de animais atropelados. É menos um predador especializado do que um generalista, que se concentra em presas de pequeno tamanho e de fácil captura. Pratica a caça de espreita lançando-se sobre a presa de um galho, tronco, estaca ou mesmo de postes de iluminação. Plana muito a procura de alimento, tem o costume de peneirar pastos abertos em busca de presas. Procura queimadas para capturar animais no solo ou em pleno ar espantados pela fumaça.
      Constrói o ninho sobre árvores ou rochas com galhos secos.
      Afronta o vento em voo elástico elegante, pairando com as asas imóveis, movendo apenas as primárias e a cauda para manter o voo. Toma banho de sol arrepiando a plumagem.
      Presente em todo Brasil. WIKIAVES 2020. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wik... acesso em: 16 de dez. de 2020.
      #Aves, #AvesDeRapina, #GaviaoDeRaboBranco

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views508
        • Curtidas7
        • Comentários2
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Campo Grande-MS
        -20.4697105, -54.620121100000006
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.