Biofaces Bring Nature Closer

      Canto da Pomba-Amargosa (AVOANTE ou POMBA DE BANDO) - Zenaida auriculata - Brazilian Birds Singing

      02 Jan 2021

      A Avoante ou pomba de bando é uma ave da ordem dos Columbiformes, da família Columbidae.
      Costuma ser uma ave gregária, podendo formar bandos de milhares de indivíduos durante migrações ou em pousos coletivos em locais onde dormem. Também é conhecida pelos nomes de arribaçã, arribação, bairari, cardigueira, cardinheira, guaçuroba-pequena, juriti-carregadeira, pairari, pararé, parari, pomba-amargosinha, pomba-de-arribação, pomba-do-meio, pomba-do-sertão, pomba-parari, pomba-pararu, rabaçã, rabação, rebaçã, ribaçã, ribação, rolinha, pomba-cariri,avoante, amargozinha, avoete.
      Seu nome científico significa: Zenaida = referente ao genêro Zenaida; Bonaparte, 1825; e do (latim) auriculata, auriculatus diminutivo de auris= pequena orelha. ⇒ (Pomba) Zénaida, com pequena orelha.
      Com o dorso pardo, cabeça com duas faixas negras laterais, e manchas negras nas asas. Em certos períodos representa uma importante fonte de alimentação para populações locais da região Nordeste do Brasil.
      Além do tamanho, outra característica capaz de identificá-la são as duas listras negras e pequenas atrás dos olhos, formando como se fossem orelhas (origem do nome latino auriculata = com orelhas). Os olhos são envoltos por uma pele azulada. Nas asas, as bolas negras também são marcantes. Voa muito rápido, com modificações de altura e em ziguezagues, diferente das demais pombas. Essa espécie de pomba chega a medir até 25 centímetros de comprimento. De tamanho intermediário entre uma rolinha e um pombo, só pode ser confundida com as juritis (gênero Leptotila), mas ao contrário destas não ocorre em florestas e bosques, sendo estritamente campestre. O macho tem a cabeça azulada e seu pescoço quando iluminado pela luz do sol mostra manchas cor-de-rosa e azul para atrair a fêmea na época de acasalamento, quando este se exibe enchendo o pescoço. Na fêmea a cabeça é de um tom amarronzado meio ruivo com o pescoço quando a luz do sol o ilumina de um tom amarelado e esverdeado.
      Alimenta-se de grãos silvestres e de brotos de plantações. Os grandes bandos desta ave podem se transformar em pragas agrícolas em culturas de grãos. Geralmente são atraídas por restos de alimentos, farelos de milho e pães.
      É muito prolífica. Em alguns locais pode construir seu ninho diretamente no chão, mas é mais comum que o construa em arbustos, palmeiras ou até mesmo no forro de telhados. O ninho é um amontoado de gravetos tão ralo que as vezes é possível ver os ovos através dele. Não é de se estranhar que tantos ovos e filhotes caiam derrubados pelo vento ou pela chuva. Geralmente são criados 2 ou 3 filhotes por ninhada. Estes são alimentados por ambos os pais e deixam o ninho dentro de duas semanas.
      Migratória no nordeste do Brasil, suas populações no interior de São Paulo e Paraná explodiram a partir de 1970, ao adaptar-se aos ambientes criados pela agricultura e pecuária. Nessa área do país é conhecida como pomba-amargosa. É uma das poucas aves de ambiente terrestre na Ilha de Fernando de Noronha, no meio do Oceano Atlântico. Originalmente ave campestre típica da caatinga, cerrado e campos, atualmente vem aumentando significativamente sua distribuição, beneficiada pelo desmatamento e nas ultimas décadas conquistou efetivamente o ambiente urbano, chegando ate mesmo a grandes metrópoles como São Paulo, onde sua população vem aumentando a cada ano.
      No Nordeste, onde realiza migrações locais conforme as secas também forma bandos enormes. Nessa região era muito caçada, chegando a ser vendida em feiras populares. Atualmente, nas zonas rurais, é combatida como praga da lavoura.
      É provável que esteja deslocando a rolinha-roxa (Columbina talpacoti) nas cidades. Muitos têm observado um declínio na população da última espécie e um aumento visível na população da pomba de bando. Seu porte, com até 25 cm de comprimento, é maior que o da rolinha que chega a 17 cm. Também é encontrada em fios de eletricidade.
      Ocorre em todo o Brasil. WIKIAVES 2021.Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/wik... Acesso em: 1 de jan. de 2021.
      #Aves, #CantoDePassaros, #Avoante

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views696
        • Curtidas6
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Sarandi-PR
        -23.4445928, -51.87650439999999
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.