beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura)

10 Mar 2019

Mede entre 15 e 19 centímetros de comprimento, sendo um dos maiores beija-flores brasileiros, pesando em torno de 6-11 gramas.
Assim como outros beija-flores, alimenta-se basicamente de néctar de flores, mas também caça pequenos insetos com grande habilidade em voos curtos. Tem um papel importante na polinização de muitas plantas.
É frequentemente o beija-flor mais comum do Brasil centro-oriental. Vive em áreas semiabertas, bordas de florestas, capoeiras, parques e jardins, sendo comum até em grandes metrópoles. Não costuma ter medo do ser humano, aproximando-se das pessoas para se alimentar nas garrafas com água e açúcar ou nas flores de seus jardins. É territorialista e extremamente agressivo, principalmente na época da reprodução, quando é capaz de atacar outros pássaros muito maiores e pequenos mamíferos. Em algumas épocas do ano, quando há menos disponibilidade de néctar, adota uma única árvore, que pode ser um mulungu ou um ipê, como a sede de seu território e a defende ferozmente contra qualquer outra ave, principalmente contra outros beija-flores e contra a cambacica. Ocorrem lutas ritualísticas intraespecíficas em voo em defesa do território.(fonte Wikiaves)

Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
    Ver Mais Publicações
    • Views500
    • Curtidas4
    • Comentários1
     Curtir
         
    Ampliar Mapa
    Detalhes
    Localização  RIBAS DO RIO PARDO-MATO GROSSO DO SUL
    -20.444991, -53.759310700000015
    Reportar Abuso Sugerir Informações
    Desenvolvido por dothCom
    Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.