Biofaces Bring Nature Closer

      Leptophis ahaetulla ssp. - Giant Parrot Snake / Lora / Azulão-Boia (Linnaeus, 1758)

      03 Nov 2018

      Reptilia: Squamata: Toxicofera: Ophidia: Serpentes: Alethinophidia: Colubroidea: Colubridae: Colubrinae: Colubrini

      Leptophis ahaetulla é uma serpente da classe Reptilia, ordem Squamata, subdivisão Toxicofera, subdivisão Ophidia, subordem Serpentes, infraordem Alethinophidia, superfamília Colubroidea (contendo mais que 85% de todas as espécies de serpentes existentes), família Colubridae e subfamília Colubrinae. A tribo é um pouco desafiadora, mas encontrei esta parte em um artigo que menciona três grupos e que Leptophis ahaetulla está atualmente dentro de Colubrini: "Espécies atualmente reconhecidas como colubríneas colubrídeas formam um único grupo (Fig. I; Table I). Este grupo (I) é composto de três clados. Um pequeno clado de baixo consenso (A) consiste de duas colubríneas Neotropicais, Pseustes poecilonotus e Leptophis ahaetulla, cada qual possuindo um alelo único e um alelo raro." - Mais abaixo no texto há a menção de Colubrini. Você pode ver o artigo aqui:

      http://www.hedgeslab.org/pubs/... />
      Atualmente, 10 subespécies são reconhecidas na espécie e distribuídas na América Central e América do Sul. As subespécies são:

      Leptophis ahaetulla ahaetulla (Linnaeus, 1758)
      Leptophis ahaetulla bocourti Boulenger, 1898
      Leptophis ahaetulla bolivianus Oliver, 1942
      Leptophis ahaetulla chocoensis Oliver, 1942
      Leptophis ahaetulla liocercus (Wied, 1824)
      Leptophis ahaetulla marginatus (Cope, 1862)
      Leptophis ahaetulla nigromarginatus (Günther, 1866)
      Leptophis ahaetulla occidentalis (Günther, 1859)
      Leptophis ahaetulla ortonii Cope, 1876
      Leptophis ahaetulla praestans (Cope, 1868)

      Distribuição segue (endemismo):

      América Central: Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Sul do México, Nicarágua, Panamá.

      América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela.

      Podem atingir um comprimento total de aproximadamente 1720mm.

      https://en.wikipedia.org/wiki/... (incluindo referências científicas)

      De natureza semi-arbórea, o gênero inteiro é composto por espécies delgadas e alongadas com uma cabeça distinta do pescoço. A coloração é primariamente verde, dourada ou cor-de-cobre na maioria das subespécies. Uma distinta listra dorsal longitudinal é comumente usada como traço de identificação mas pode não estar presente. Estreitas listras transversais são presentes ou ausentes. Extremas variações de cores, morfologia externa e dentição são comuns em L. ahaetulla.

      Predam Anura - principalmente Hylídeos arborícolas -, lagartos, aves e qualquer animal vertebrado de pequeno porte que possa tornar-se uma presa-alvo.

      O gênero inteiro é diagnosticado com 18 - 36 dentes maxilares sendo os últimos dois ou três maiores e sem fendas. São separados pelos dentes precedentes por um diastema. Vértebras posteriores desprovidas de hipapófise. 15 fileiras de escamas dorsais no meio do corpo presentes; normalmente possuem uma fossa apical presente. Primeira fileira fortemente quilhada e suave nos lados. Não devem ser confundidas com as Philodryas, morfologicamente similares. Em primeira instância, as listras negras transversais atravessando as laterais da cabeça, alcançando e continuando após os olhos, são fatores de diagnóstico entre amadores. Entretanto, escamas de Leptophis são diferentes das escamas de Philodryas, os olhos são grandes e redondos, um distinto padrão dorsal longitudinal de coloração escurecida pode estar presente e a serpente exibe uma diferente coloração geral. A cauda também é longa com quilhas suaves. Quilhas também são suaves no pescoço. Mais traços incluem a ausência da escama loreal e possível extensão dos prefrontais que entram em contato com os 8 ou 9 labiais superiores.

      São normalmente encontradas em arbustos e árvores em florestas tropicais e subtropicais com alta umidade. L. ahaetulla são ovíparas e depositam entre um e cinco ovos por vez que chocam durante as estações úmidas (de Maio a Novembro) após um período de incubação de aproximadamente 89 dias (Solórzano 2002, op. cit.; Savage 2002). Também podem ser encontradas em áreas semi-urbanas no chão, arbustos e árvores. Lentamente, o macho se aproxima da fêmea até que os corpos estejam alinhados. O macho começa a rolar sobre a fêmea em ondas caudocefálicas. Este comportamento pode durar 12 minutos ou, talvez, mais. Quando acaba, os dois sobem em algum lugar mais alto e se enrolam. Chicoteiam suas caudas cerca de três vezes com lapsos de pausa de maneira coordenada mas nunca saem da mesma posição. O processo pode levar cerca de 8 minutos ou, talvez, mais. A época de acasalamento pode ocorrer no início da estação regional mais seca. O estudo acima pode ser visto aqui: http://www.academia.edu/389314... />
      O epíteto do gênero vem do Grego, onde "leptus" significa "delicado ou fino" e "ophis" significa "cobra".

      Acreditava-se que não eram peçonhentas mas, aparentemente, não é o caso. A peçonha é fraca e os sintomas duram poucas horas. Os sintomas incluem dor local e inchaço. O sentimento de alfinetadas entrando na pele pode também estar presente.

      http://reptile-database.reptar... />
      http://bdtd.ibict.br/vufind/Re... (antigo, de 2008)

      Data: 15 de Julho, 2018 às 10:19:15
      Local: Ceará, Caucaia (Lat: -3.7122976079769425, Long: -38.643681967374846, Acurácia em metros: 115.61940179157753)

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views3581
        • Curtidas8
        • Comentários4
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Ceará, Caucaia
        -3.7203049, -38.6663911
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.