Biofaces Bring Nature Closer

      Dinoponera cf. quadriceps - Tocandira / Giant Amazon Ant (Kempf, 1971)

      27 Out 2018

      Dinoponera cf. quadriceps - Tocandira / Giant Amazon Ant (Kempf, 1971)

      Hymenoptera: Apocrita: Vespoidea: Formicidae: Ponerinae: Ponerini

      Dinoponera é um gênero de formigas no qual estão inclusas as maiores formigas do mundo. O gênero é estritamente restrito à América do Sul e pertence à ordem Hymenoptera, subordem Apocrita, superfamília Vespoidea, família Formicidae, subfamília Ponerinae e tribo Ponerini.

      O sujeito retratado media algo em torno de 3cm de comprimento ou mais. Todas as Dinoponera que eu já conheci não eram agressivas e acidentes costumam acontecer quando pessoas pisam nelas, deixando-as sem escolha. Tentei fazê-la me ferroar mas ela apenas tentou fugir. Um guia de campo segurou uma em suas mãos e ela apenas tentou fugir, não o ferroou. Sob minha experiência, elas nunca foram agressivas perante bio-formas muito grandes.

      Minha maior dúvida sobre esta identificação é diferenciar Dinoponera quadriceps de Dinoponera gigantea. Ambas são encontradas no Brasil; Dinoponera gigantea aparenta ter um confuso estado de distribuição, enquanto Dinoponera quadriceps são encontradas precisamente onde achei este espécime. Uma pessoa em um grupo me contou que ela, pessoalmente, coletou Dinoponera quadriceps na exata localização que encontrei este espécime, inclinando a identifiação para D. quadriceps ao invés de D. gigantea, tendo em mente que as duas são provavelmente possíveis. Sua maior característica que as distinguem de Paraponera e Pachycondyla (considerado um táxon irmão de Dinoponera) é o tamanho. Dinoponera também se distinguem de Pachycondyla através da presença de dois dentes clipeiformes nas laterais e fileiras de espinhas no pigídio e hipopigídio. "Streblognathus possui semelhança com Dinoponera, dado o grande tamanho, mandíbulas subtriangulares, dentes clipeiformes, e olhos voltados para frente, mas Streblognathus possui um inusitado pecíolo..." - parte anterior do abdome que forma um segmento alongado e estreito que une o resto do abdome, o gastro, ao tórax - "...em formato de barbatana que não possui o complexo orifício glandular metapleural, garras do tarso dentadas, e espinhas hipogídias de Dinoponera e é, de certa forma, menor.", cuja fonte é fornecida mais abaixo.

      Não há rainha na colônia. São substituídas por uma operária gamergate. Gamergates são operárias reprodutivamente viáveis e capazes de se reproduzirem com machos maduros na ausência de uma rainha. A fêmea alfa é o membro de mais alta classificação e reproduzem com machos de outro ninho durante a noite na entrada deste. O macho introduz o gastro (em formigas, porção alargada do abdome posterior ao pecíolo) no órgão reprodutor da fêmea. Quando a copulação termina, a fêmea amputa o gastro do macho que não consegue desprender-se por si só. Ela puxa para fora uma cápsula genital que serve de bloqueio para esperma e a torna não-receptiva para outros machos, permanecendo monândrica. O acasalamento é suicida para o macho.

      Dinoponera podem morder e ferroar. Na porção terminal do abdome há um ferrão que contém toxinas. Estas são utilizadas pela fêmea alfa contra fêmeas competidoras e atuam como um gatilho para operárias de classificação inferior; estes tentarão imobilizar a rival da fêmea alfa, mas podem falhar. Dinoponera quadriceps dominadas frequentemente retraem suas antenas. Dominância também é feita através de mordidas, bloqueios, esfregar do gastro, enrolar, e do esfregar de antenas.

      Operárias de baixa classificação forrageiam individualmente em solo de serrapilheira mas dividem tarefas dentro do ninho. Operárias de baixa classificação processam recursos proteicos enquanto fêmeas de classificação mais alta distribuem alimentos para as larvas. Alimentam-se de invertebrados vivos ou mortos, sementes e frutas. O fungo entomopatogênico Cordyceps sp. pode parasitar Dinoponera.

      Possuem um poderoso veneno expelido pelo ferrão posterior e é utilizado para dominar presas maiores. A ferroada é incrivelmente dolorosa e a dor pode durar até 48 horas. O veneno de D. quadriceps possui propriedades anti-nociceptivas, anti-microbianas e neuroprotetoras comumente utilizadas para tratar problemas de saúde como dor nas costas, asma, reumatismo e dores de ouvido. Atividade anti-coagulante parece estar presente.

      Colônias de D. quadriceps são as maiores no gênero, com uma média de 80 operárias. Os ninhos são constituídos de grandes câmaras profundas, possivelmente uma adaptação contra a estiagem. Também uma provável adaptação contra a estiagem, suas colônias na Caatinga e Cerrado são feitas principalmente debaixo de árvores.

      Novas colônias são feitas através de fissões, processos em que um grupo de operárias deixam o ninho com suas ninhadas. Isto permite que uma nova operária de alta classificação se torne uma gamergate. Uma operária de alta classificação também pode se tornar uma nova gamergate se a atual morrer ou tornar-se improdutiva.

      Wheeler and Wheeler (1985) descreve as larvas como: "Perfil pogonomirmecóide (diâmetro maior no meio do abdome, diminuindo gradualmente através do fim anterior e mais rapidamente ao fim posterior arredondado, por exemplo; tórax mais delgado que o abdome e forma um pescoço que é ventralmente curvado). Corpo com numerosos (114–160) tubérculos mamiformes, cada um com 2–25 curtos pelos simples; pelos corpóreos ausentes em demais porções. Pelos craniais ausentes. Mandíbula dinoponeróide (estreitamente subtriangular em vista anterior, por exemplo; porção anterior curvada posteriormente; com ou sem dentes mediais.)"

      O macho possui um comprimento total de ~21 - 22mm.

      Sobre como distinguí-las de outras espécies, chequem as fontes abaixo.

      FONTES:

      Chave para machos de Dinoponera: ( http://www.antwiki.org/wiki/Ke... )

      Chave para operárias de Dinoponera: ( http://www.antwiki.org/wiki/Ke... ) (reforçando que este espécime é uma D. quadriceps)

      ( http://www.antwiki.org/wiki/Di... )

      ( http://www.antwiki.org/wiki/Di... )

      Distribuição de Dinoponera: ( http://www.antwiki.org/wiki/Di... )

      ( https://en.wikipedia.org/wiki/... )

      EOL: ( http://eol.org/pages/483995/ov... )

      Data: 22 de Julho, 2018 às 09:12:53
      Local: Ceará, Caucaia (Lat: -3.71, Long: -38.64)

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views2737
        • Curtidas7
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Ceará, Caucaia
        -3.7203049, -38.6663911
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.