Biofaces Bring Nature Closer

      cf. Uloborus sp. - Tecelã-Orbicular-Cribelada / Cribellate Orb Weaver / Hackled-band Orb Weaver (Latreille, 1806)

      14 Out 2018

      Arachnida: Araneae: Opisthothelae: Araneomorphae: Entelegynae: Uloboroidea: Uloboridae: Uloborinae

      Uloborus é um gênero de aranhas cribeladas da ordem Araneae, subordem Opisthothelae, infraordem Araneomorphae, subdivisão Entelegynae, superfamília Uloboroidea, família Uloboridae e subfamília Uloborinae.

      Uloborus são aranhas cribeladas que possuem oito olhos sub-iguais de comprimento aproximado organizados em duas fileiras de quatro, uma característica em Uloborinae compartilhada com a subfamília Hyptiotinae dentro de Uloboridae. A fileira posterior é fortemente curvada. A fileira anterior é menos curva. Tais características não estão igualmente presentes dentro das outras subfamílias. A carapaça é ovoide, mais alta do que larga. O lábio é semicircular em Uloborinae, um tanto menor do que o de Miagrammopinae. O esterno não é dividido. As quelíceras são robustas e não possuem côndilos laterais e glândulas de veneno, marcando esta família como uma das poucas famílias de aranhas com a inabilidade de injetar peçonha nas suas presas. Nesta família, as presas são encontradas em aglomerados de pequenos dentes ou dentes maiores em menor quantidade. As tíbias possuem um pente de longos pelos. Uloborídeos possuem o metatarso IV curvado e dorsalmente comprimido com um calamistro unisserriado que é geralmente ausente nos machos. O tarso IV de Uloborus é mais comprido do que a metade do comprimento do metatarso IV. Em algumas espécies a tíbia I possui um pente de pelos. Em Uloborus, a compressão dorsal dos metatarsos sob o calamistro IV é indistinto. Epígino com projeções emparelhadas em Uloborus. Por vezes, o tamanho dos machos é relativamente atenuado comparado ao tamanho de seus palpos. O palpo da fêmea possui garras dentadas e o fêmur palpal possui um pequeno tubérculo em muitas espécies.

      O gênero Uloborus geralmente reforça suas teias com stabilimenta. Suas teias são desiguais às da maioria das outras aranhas: Uloborus tecem suas teias de forma diferente; as teias são afofadas e feitas de filamentos de nano-escamas. Há uma teoria que sugere que o motivo para isto é a captura de presas através de cargas eletrostáticas. Essa teoria diz que a teia parece emergir em líquido das glândulas de seda e é puxada através de uma placa que remete a um pente nas pernas posteriores que também a confere com uma aparência de lã. Esta técnica as confere com carga e "é acreditado que as fibras eletrostáticas atraem presas às teias da mesma forma que uma toalha puxada de um secador pode atrair meias por perto." - Esta teoria requer confirmação científica e desconheço embasamentos científicos para ela em Uloborus, então o fornecimento de um histórico a confirmando me permitirá postá-la como um fato ao invés de uma teoria.

      Uma pequena curiosidade: Na franquia Pokémon, Galvantula é uma aranha do tipo Elétrico / Inseto que pode aprender o golpe "Electroweb" ("teia-elétrica").

      O gênero possui cerca de 72 espécies descritas que ocorrem majoritariamente nos trópicos e sub-trópicos com representação moderada em áreas temperadas. Apenas algumas espécies podem ser encontradas na América do Norte e Europa. Aparentemente, algumas espécies deste gênero foram movidos para Philoponella, um gênero cujo algumas espécies constroem teias comunais, Astavakra, Octonoba, Zosis, Tangaroa, Daramulunia, Purumitra, Psechrus, Sybota e Waitkera; por isso tenho dúvidas quanto à ID do gênero. ( https://wsc.nmbe.ch/genus/3810... )

      O nome do gênero vem do Grego "ouloboros" que se traduz em "com mordida mortal", apesar que a família Uloboridae inteira não possui glândulas de veneno.

      Membros da família Uloboridae são as únicas aranhas cribeladas que tecem teias de captura na forma de esferas ou porções de esferas. Algumas espécies de Uloborus tecem suas teias na posição horizontal. "O nome comum em inglês "hackled-band orb weavers" vem do fato que a porção espiral da teia é construída de um tipo diferente de fio de seda conhecido por "fio plumoso." ... "O sistema respiratório consiste de um par de pulmões na base do abdome e um espiráculo mediano traqueal próximo ao cribelo. Seis fieiras organizadas juntas de tamanho mediano; pares frontais e posteriores com dois segmentos, mas os segmentos apicais são pequenos." - ( http://digitallibrary.amnh.org... ) - mais informações podem ser encontradas aqui

      ( http://www.jorgenlissner.dk/Ul... )

      ( https://gizmodo.com/this-spide... )

      ( https://en.wikipedia.org/wiki/... )

      ( http://eol.org/pages/34285/ove... )

      Data: 9 de Setembro, 2018 às 07:57:05
      Local: Ceará, Fortaleza (Lat: -3.7514670919346025, Long: -38.48386227923129, Acurácia em metros: 38.39012013818538)

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        • Views1499
        • Curtidas5
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Ceará, Fortaleza
        -3.7319029, -38.52673930000003
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.