Biofaces Bring Nature Closer

      Hippopsis cf. truncatella - Serra-Pau Hippopsis (Bates, 1866)

      22 Set 2018

      Coleoptera: Polyphaga: Cucujiformia: Chrysomeloidea: Cerambycidae: Lamiinae: Agapanthiini

      Hippopsis é um gênero de besouros serra-pau da ordem Coleoptera, subordem Polyphaga, infraordem Cucujiformia, superfamília Chrysomeloidea, família Cerambycidae, subfamília Lamiinae e tribo Agapanthiini.

      No início acreditei que este era um H. lemniscata lemniscata mas vi o gênero Hippopsicon. Melhor que eu, Cesar do Insetologia desvendou o mistério, dando uma terceira e mais provável opção: Hippopsis cf. truncatella.

      Hippopsicon
      (links nos comentários) é um gênero Africano então, a menos que tenham sido introduzidos aqui, as chances deste ser um beiram zero. H. lemniscata lemniscata também parece incorreto dado o estado de distribuição. Entretanto, o gênero Hippopsis (link nos comentários) parece correto. Usando a chave de Martins & Galileo (2006) fornecida pelo Cesar ( http://www.scielo.br/pdf/rbent... ), H. truncatella e outros Hippopsis são presentes no estado de Santa Catarina; entre estes, o que mais parece com o sujeito retratado morfologicamente por aspectos visuais é H. truncatella (link nos comentários).

      A chave menciona menores dimensões com um comprimento de cerca de 8,1-10,6mm, mas outras fontes indicam um comprimento de até 11mm. O pronoto não possui gibosidades.

      As antenas medem cerca de 3 vezes o tamanho do corpo. Quatro listras longitudinais claras podem ser vistas no pronoto e nos élitros. As extremidades dos élitros são pontudas. O protórax é mais comprido do que largo; pronoto sem elevações; metepisterno revestido por uma densa pubescência amarelada; laterais do metasterno possui uma listra pubescente amarelada distal da borda externa; urosternitos com faixas pubescentes e esbranquiçadas nos lados; procoxas desprovidas de tubérculos.

      Até onde a tradução estiver correta, é sabido que as larvas cavam em madeira caída: ( https://id.wikipedia.org/wiki/... )

      Hippopsis são pequenos, incríveis Cerambycídeos. Parecem parasitar finos galhos de árvores. Escolhem os ramos mais finos para se agarrarem com suas curtas, robustas pernas e garras alongadas, dificultando a detecção; um ótimo mecanismo de defesa contra a predação.

      A primeira espécie descrita de Hippopsis estava no gênero Saperda (Fabricius, 1775: Saperda lemniscata, Fabricius, 1801) nos Estados Unidos.

      Hippopsis truncatella possuem distribuição conhecida na Venezuela, Brasil (Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina) e Bolívia (Santa Cruz) - ( https://www.gbif.org/species/1... )

      Habitats incluem florestas lenhosas, jardins e lugares com densas vegetações e madeira sob decomposição.

      Não sei se possuem hospedeiros específicos. Detalhes a mais são bem-vindos.

      ( https://en.wikipedia.org/wiki/... )
      ( http://eol.org/pages/119559/ov... )

      Data: 5 de Março, 2017 às 20:39:07
      Local: Santa Catarina, Benedito Novo (Lat: -26.769110486575137, Long: -49.3628998687235, Acurácia em metros: 2.532535012491902)

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views1668
        • Curtidas6
        • Comentários3
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Santa Catarina, Benedito Novo
        -26.7825761, -49.364388899999994
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.