Biofaces Bring Nature Closer

      Andorinha-serradora

      16 Ago 2018

      Andorinha-serradora

      A andorinha-serradora (Stelgidopteryx ruficollis) é uma ave passeriforme da família Hirundinidae, conhecida também como andorinha-serradora-do-sul e andorinha-serrador.

      As aves dessa espécie são rigorosamente entomófagas. São um dos maiores consumidores de plâncton aéreo, comendo cupins, formigas, moscas e até abelhas.

      Faz ninho em buracos de barrancos, às vezes em colônias espalhadas ao longo de rios ou em cortes de estradas. Aninha fazendo uma cama solta de capim, folhas e penas. Aproveita caibros embaixo das telhas e entre forros e em cavidades em construções humanas. Há uma tendência de alguns casais nidificarem juntos. Os ovos são chocados pela fêmea.

      É comum em áreas abertas e clareiras, sendo mais numerosa próximo à água. Vive em pequenos grupos, empoleirada em galhos mortos ou fios. Tenta voar contra o vento. O casal costuma dormir junto no ninho. Torna-se inquieta ao amanhecer e ao anoitecer. Aumenta seu piar e grinfar até ocupar o lugar de dormir.

      Ocorre da América Central à Argentina e em todo o Brasil. No sul do país é migratória. Encontrada também da Costa Rica e Panamá aos demais países da América do Sul, com exceção do Chile.

      Link do vídeo: https://youtu.be/XIAqXy3l6ok

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views1241
        • Curtidas7
        • Comentários1
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasília-DF
        -15.744916363222586, -47.88413990583496
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.