Biofaces Bring Nature Closer

      Cachorro do mato

      06 Ago 2018

      O cachorro-do-mato (nome científico: Cerdocyon thous) também chamado de guaraxaim, é um mamífero da família dos canídeos, amplamente distribuído pela América do Sul. Também são conhecidos pelos nomes de aguaraxaim, graxaim-do-mato, lobinho, raposa-da-caatinga, raposa-de-cachorro e lobete. Considera-se que seu parente mais próximo seja o cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas.

      Noctívagos, estes animais medem cerca de 65 cm de comprimento e o peso médio varia entre 5 a 8 kg. Com uma pelagem cinza-clara de base amarelada, e faixa dorsal negra, que se estende da nuca à ponta da cauda. São onívoros e oportunistas, e sua dieta consiste de frutas, ovos, artrópodes, anfíbios, répteis, pequenos mamíferos, crustáceos em rios, e carcaças de animais mortos.

      Seu habitat abrange diversos ambientes. Na estação chuvosa, a sua vai para áreas mais altas, enquanto em épocas mais secas eles se movem para mais baixas. São caçadores solitários, e isto só muda eventualmente durante o período de acasalamento. Possui hábitos noturnos, e são mais ativos ao pôr-do-sol, durante a noite e nascer do sol.

      O cachorro-do-mato é um canídeo que ocorre em vários habitats que variam desde savanas(cerrado), florestas subtropicais, florestas espinhosas de cactus, matas arbustivas, caatinga , planícies e campos. É distribuído por parte da Colômbia e no sul da Venezuela , no norte do Paraguai, Uruguai e norte da Argentina, e na maior parte do Brasil(Nordeste, Centro-oeste, sudeste, sul, e partes do norte). O cachorro-do-mato também tem sido avistado no Panamá desde os anos 1990.

      Seu habitat também inclui margens arborizadas, como a mata ciliar. Seu habitat abrange todos os ambientes, exceto florestas tropicais, altas montanhas e pastagens abertas. Em algumas regiões de sua ocorrência, eles estão ameaçados e podem desaparecer.

      O Cerdocyon thous tem uma gestação entre 52 a 59 dias gerando 3 a 6 filhotes por ninhada com peso médio entre 120-160 gramas. A fêmea adulta dá à luz uma ou duas ninhadas por ano, e o par de reprodução é monogâmico. Sendo um animal tropical, a reprodução não possui determinadas épocas do ano fixas para reprodução, e acontece duas vezes por ano. O período reprodutivo na maioria das vezes começa em novembro ou dezembro, e novamente em julho. O nascimento da prole segue após uma gestação de cerca de 56 dias.

      Link do vídeo: https://youtu.be/8HTdoLDhevM

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views1054
        • Curtidas8
        • Comentários3
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Poconé
        -16.2664706, -56.626598899999976
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.