Biofaces Bring Nature Closer

      Trachycephalus mesophaeus - Milk Frog / Perereca-Leiteira (Hensel, 1867)

      24 Mai 2018

      Amphibia: Lissamphibia: Batrachia: Anura: Neobatrachia: Hyloidea (Bufonoidea???): Hylidae: Hylinae: Lophiohylini (= Lophyohylini?)

      Trachycephalus mesophaeus é uma perereca da classe Amphibia, subclasse Lissamphibia, superordem Batrachia, ordem Anura, subordem Neobatrachia, superfamília Hyloidea (Bufonoidea???), família Hylidae, subfamília Hylinae e tribo Lophiohylini (= Lophyohylini?).

      São endêmicas do Brasil e podem ser encontradas nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina (onde esta foi achada) e Rio Grande do Sul.

      Habitam áreas baixas de florestas úmidas tropicais e subtropicais, ocorrendo nas bordas e vivendo próximas de fontes de água, e florestas Atlânticas, também podendo ser encontradas em estado arbóreo ou em baixas e altas Bromelia sp.. Também podem ser encontradas em habitats suburbanos onde há muita vegetação selvagem e onde esta foi encontrada.

      Possuem uma listra lateral em cada lado que se conectam entre os olhos. São incrivelmente pegajosas ao toque e podem, de certa forma, se grudar utilizando algo como uma "cola" natural em um mecanismo de defesa onde elas secretam uma substância branca, precisamente a origem do nome comum "perereca-leiteira". A temporada de acasalamento é normalmente associada às chuvas fortes, onde os machos descem das árvores ou Bromelia sp. para vocalizar e atrair as fêmeas perto de águas paradas.

      Essa espécie esteve previamente dentro do gênero Phrynohyas que foi recentemente sinonimizado com Trachycephalus (Faivovich, et al., 2005). São reprodutores explosivos, e usam poças temporárias ou permanentes para se reproduzir. As crostas de ovos são depositadas na água onde ficam flutuando.

      O padrão dorsal que se extende à um ponto postero-lateralmente em cada lado do adulto, demarcado lateralmente por uma listra amarela contornada de preto do olho ao fim do corpo, ossos verdes e glândulas que produzem uma substância leitosa e viscosa são características que definem essa espécie. Podem ser encontradas dentro de casas, o que mostra que elas podem possuir tolerância à habitats antropogênicos.

      Coleoptera e Blattodea são as mais numerosas e frequentes escolhas de predação dessa perereca, mas Orthópteros também são regularmente escolhidos. Podem ser predadores oportunistas de invertebrados em geral.

      A substância pegajosa produzida por essa perereca pode facilmente envolver e matar pequenos invertebrados. Quando manuseei o Trachycephalus mesophaeus da foto para removê-lo da casa, prevenindo sua morte pelos cachorros, a substância pegajosa era incrivelmente aderente e difícil de descrever. Era como submergir sua mão em um balde de gosma pegajosa ou cola, e então removê-la e sentir o ar secando a cola na sua mão. Devido a isto, ela conseguiu escapar de minhas mãos muitas vezes e apenas consegui capturá-la e libertá-la depois de um tempo, demonstração perfeita do quão potente é este mecanismo de defesa contra a predação. São inofensivas.

      Apesar de serem numerosas e de seu estado de conservação ser pouco preocupante, a população está caindo, sem fragmentação populacional por enquanto.

      O indivíduo retratado media cerca de 7cm de comprimento entre as narinas e o ânus.

      Outro nome comum em Inglês é "golden-eyed tree frog".

      Fontes nos comentários.

      Hora: 20:01:44.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views2074
        • Curtidas11
        • Comentários5
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Santa Catarina, Benedito Novo
        -26.7825761, -49.364388899999994
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.