Coleoptera: Polyphaga: Elateriformia: Scirtoidea: Scirtidae: Scirtinae
Comprimento: ~3mm.
Ora é um gênero de besouros-pulga da ordem Coleoptera, subordem Polyphaga, infraordem Elateriformia, superfamília Scirtoidea, família Scirtidae e subfamília Scirtinae.
As larvas de Scirtídeos são aquáticas e vivem em ambientes úmidos ou submersas, mas os adultos, de vida curta, são terrestres e podem voar ou pular. Normalmente se desenvolvem em águas paradas, mas algumas espécies podem ser encontradas em objetos construídos por humanos onde seja possível acumular água. Os adultos se alimentam de matéria orgânica vegetal em decomposição próxima às margens da água. As larvas são alongadas, achatadas dorso-ventralmente com um corpo segmentado e antenas típicas que são compridas e finas. Quando mergulham, uma bolha de ar pode ser vista na extremidade do abdome que os ajuda nas trocas gasosas.
São normalmente encontrados em vegetações submersas próximas de margens. Algumas espécies vivem exclusivamente na água acumulada nas Bromelia sp.. Algumas espécies desenvolvem pupas de vida livre, enquanto outras fazem a câmara pupal com madeira, areia ou argila. Também podem ser encontrados em campos, onde irão se alimentar de vegetação em decomposição.
Você pode ver o texto acima no Planeta Invertebrados, onde você vai achar minha foto, que doei ao dono do website para favorecer a educação ambiental (fonte nos comentários).
Através de observação pessoal, os adultos parecem possuir atividade noturna.
"Ora complanata provavelmente é um sinônimo junior de Ora depressa (Fabricius)." - fonte nos comentários
De acordo com o Cesar do Insetologia, que ajudou com a ID deste Scirtídeo, proporcionei uma imagem de um Ora mais próxima que ele pode achar na Internet.
A discussão por lá também menciona variações de cores, já que é relativamente diferente de tantos outros identificados como sendo a mesma espécie (fonte nos comentários). Tendo dito isto, O. complanata, de acordo com o Cesar, é comum no Brasil.
Este indivíduo no Biofaces (fonte nos comentários) também foi (duvidosamente) identificado como Ora complanata, e tendo em vista a grande variedade intraespecífica desse gênero, não sei o que pensar. Por enquanto, deixarei a espécie como um palpite duvidoso.
Data: 30 de Março, 2018 às 20:32:50
Local: Ceará, Fortaleza (Lat: -3.75, Long: -38.51, 16º andar)