Lepidoptera: Obtectomera: Pyraloidea: Crambidae: Spilomelinae: Spilomelini
Samea é um gênero de mariposas da ordem Lepidoptera, subdivisão Obtectomera, superfamília Pyraloidea, família Crambidae, subfamília Spilomelinae e tribo Spilomelini.
Inicialmente acreditei que essa identificação iria ser difícil, e depois confirmei. Já sabia da existência de dois gêneros muito semelhantes: Samea e Sameodes. Coloquei fotos de vários espécimes de Sameodes e Samea lado a lado e cuidadosamente comparei e examinei padrões, marcações e a fisionomia geral do abdome, das asas, antenas, tórax e cabeça. Mesmo com tantas coincidências entre os dois gêneros, pude traçar algumas diferenças entre eles, entre elas a linha medial amarronzada cruzando as asas posteriores próxima ao terceiro segmento abdominal que parecia muito mais com as de Samea do que com as de Sameodes.
Há muita confusão cercando a verdadeira identidade dessas mariposas. Para um gênero tão extenso, quando se pesquisa no Google, quase todas as identificações de Samea levam à Samea ecclesialis e após uma breve pesquisa pude notar que muitas dessas identificações podem estar erradas. Em 12 de Novembro, 2015, uma foto de mariposa foi submetida ao BugGuide, patrocinado pelo Departamento de Entomologia da Universidade do Estado de Iowa, onde a espécie foi descrita como Samea ecclesialis e mencionado que podem ser diferenciadas de Samea multiplicalis através das seções negras nas franjas das asas. No mesmo dia, outro contribuinte disse que os machos possuem tufos abdominais no quinto segmento abdominal. Ambas essas informações condizem com meu espécime. Machos podem ser distinguidos das fêmeas pela presença desse tufo no quinto segmento abdominal, grossura da linha medial nas asas posteriores (mais grossas nas fêmeas), a presença de duas linhas de manchas brancas perto da parte exterior das asas posteriores nas fêmeas e o tamanho das marcas brancas nas asas anteriores; os machos possuem áreas marrons menos extensivas entre as manchas, estas sendo maiores do que nas fêmeas. Observe a foto de uma fêmea de Samea ecclesialis no link número 2 nos comentários.
Baseado na foto do link número 2, olhe para os números e para este texto citado diretamente do BugGuide para diferenciar a S. ecclesialis de S. multiplicalis:
"1. Samea ecclesialis sempre têm um "espinho" marrom na franja das asas anteriores que criam um formato parecido com uma flecha escurecida na curvatura destas.
2. Este é seguido de uma pálida seção na franja (em direção ao ápex)...
3. ...Que é seguida por uma conspícua área escurecida no meio do percurso da margem da franja.
4. A mancha pálida na área mediana pode ser um pouco mais difícil, mas geralmente em S. ecclesialis, a mancha pálida é igualmente dividida por uma linha vertical preta, onde em S. multiplicalis a linha preta pende mais para o lado distal, dividindo a mancha pálida mediana desigualmente e basalmente com a parte maior, e a parte menor distalmente.
...O padrão da franja e a pálida mancha mediana são as únicas duas características que foram 100% aceitas em indivíduos identificados por DNA." (fonte no link número 3 nos comentários)
Para reforçar, as asas anteriores de S. multiplicalis possuem franjas com manchas igualmente espaçadas, onde em S. ecclesialis a franja das asas anteriores são mais extensamente manchadas pela metade. As janelas das asas anteriores de S. ecclesialis são dispostas em três faixas. Na faixa mediana, a janela mais próxima da margem anterior da asa é quadrada e a janela posterior é dividida em três seções.
Agora, observe as imagens de S. multiplicalis dos links 6, 5 e 4 nos comentários e compare com a outra imagem (do link número 2).
Se você observar atentamente meu espécime, poderá ver claramente que a linha medial percorrendo as asas posteriores próxima ao terceiro segmento abdominal está um pouco apagada, provavelmente pela velhice, reforçando ainda mais que esta é uma Samea sp. ao invés de uma Sameodes sp. depois de olhar a foto no link número 7 nos comentários e comparando.
Entretanto, observando que há falta de fotos excepcionais de Samea calonalis, Samea obliteralis, Samea similalis e Samea sylvialis, todas confirmadas no Brasil, combinado com minha incerteza na distribuição de outros membros do gênero, deixarei a espécie como uma potencial - mas não garantida - identificação. Samea multiplicalis também pode ser encontrada no Brasil, mas esta não é uma. De acordo com BugGuide, Samea ecclesialis é sinonimizada com S. castellalis (Guenée, 1854), S. luccusalis (Walker, 1859) e S. disertalis (Walker, [1866]) com uma sequência filogenética de "#154050" e Número de Hodges "5150".
O espécime da minha foto é um macho. Olhe a comparação de um macho com uma fêmea para melhor entendimento na foto número 8 nos comentários.
A envergadura alar deste indivíduo era de aproximadamente 18mm. A envergadura alar das fêmeas é de aproximadamente 20mm.
Os adultos podem ser encontrados em muitos habitats, incluindo de habitats urbanos e suburbanos à campos, áreas de matagal, jardins e florestas. O sujeito retratado foi encontrado em habitat urbano no 16º andar de um prédio. Podem ser encontradas da Carolina do Norte até a Flórida, Oeste ao Téxas, e no Sul nos neotrópicos ao Brasil.
A genitália masculina possui uma fíbula em cada valva, e o úncus é apicalmente dividido em duas placas com cerdas. A margem dorsal da valva é obtusamente angulada. A placa da genitália feminina (ausente em S. multiplicalis) é um par de escleritos dentados dispostos transversalmente às bursas corpóreas. Esse formato é dividido apenas com a S. druchachalis.
Os ovos são achatados e escamosos, depositados isoladamente ou em pequenos grupos. O último ínstar larval tem um comprimento de aproximadamente 18-20mm. Você pode ver a descrição da larva na imagem número 9 nos comentários.
A imagem número 10 é da pupa e está nos comentários.
É sabido que as larvas de Samea ecclesialis se alimentam de Richardia brasiliensis. O processo ovo-adulto dura cerca de um mês. As larvas tecem um abrigo de seda branca entre as folhas para puparem.
Todas as fontes estão nos comentários.
Data: 7 de Abril, 2018 às 18:51:24