Biofaces Bring Nature Closer

      cf. Nasutitermes sp. - Cupim-Arborícola (Dudley, 1890)

      29 Abr 2018

      Blattodea: Blattoidea: Termitoidae / Isoptera: Termitidae: Nasutitermitinae (taxonomia confusa)

      A primeira e a segunda foto são do mesmo indivíduo, enquanto a terceira e quarta foto (não encontradas no BioFaces por não serem de acordo com as regras mas localizadas no meu Flickr, Project Noah, Facebook, JungleDragon e Instagram) retratam um cupim que já achei morto e creio ser, pelo menos, do mesmo gênero. Vai além de minhas habilidades confirmar que são Nasutitermes sp., pois alguns outros gêneros como Cryptotermes também são distribuídos por aqui e são parecidos. Mesmo assim, estou mais inclinado ao gênero Nasutitermes e o presente artigo é direcionado à ele, mesmo desconhecendo a verdadeira identidade com certeza. Media aproximadamente 1cm de comprimento.

      Nasutitermes é um gênero de cupins que estavam previamente alocados na ordem Isoptera, agora na ordem Blattodea, superfamília Blattoidea (?), subdivisão não-classificada (?) Termitoidae (epifamília?) / Isoptera, família Termitidae e subfamília Nasutiterminae.

      Eles constroem o ninho nas árvores. Os ninhos são de coloração terra e muito grandes. Alguns Nasutitermes constroem suas galerias e túneis até o chão. Os ninhos de alguns (talvez todos?) os Nasutitermes e outros cupins possuem muitas interações extraespecíficas; algumas formigas são conhecidas por cohabitarem com os Nasutitermes, Lophostoma silvicolum (uma espécie de morcego) são conhecidos por se alojarem nos cupinzeiros, algumas formigas usam os cupinzeiros abandonados como ninhos enquanto outras predam os cupins, várias aves formam ninhos nos cupinzeiros de Nasutitermes, etc. Em geral, formigas e cupins se evitam e raramente se agridem. É cogitado que conteúdos de hidrocarbonetos nas suas cutículas favorecem o convívio relativamente pacífico. As formigas deixam detrítos com nitrogênio no ninho, beneficiando os cupins em ambientes onde este nutriente é escarso. Também é sabido que formigas podem proteger os ninhos de predadores, outro benefício aos Nasutitermes e outros cupins. Em troca, as formigas são beneficiadas por uma localização ideal para o desenvolvimento das ninhadas, onde o clima é ideal e onde elas podem se defenderem com facilidade de ataques predatórios. As interações entre algumas formigas e Nasutitermes não terminam aqui, pois é sabido que alguns Nasutitermes produzem substâncias anti-fúngicas que beneficiam as formigas. Os machos do morcego Lophostoma silvicolum excavam para se alojarem, que permite o sucesso reprodutivo pois um harém de fêmeas irão se juntar à eles no alojamento. O cloma do ninho também favorece uma situação ideal para o desenvolvimento dos filhotes de Lophostoma silvicolum. O ninho também atua como uma estrutura protetora que favorece na defesa contra ataques de predadores de morcegos. Os Nasutitermes corniger reparam o dano causado ao ninho pelos morcegos, fazendo com que estes tenham que trabalhar constantemente para se manterem alojados. Misteriosamente, os Nasutitermes que interagem com esses morcegos não os atacam.

      Os ninhos remetem à calombos na madeira. Podem possuir múltiplos reis e rainhas, mas colônias mais antigas tendem a ter várias rainhas e um único rei. Colônias ainda mais antigas podem ter um único rei e uma única rainha. A rainha e o rei vivem em uma câmara no centro do ninho que é normalmente próxima à estrutura de madeira. Os cupins reforçam as paredes do ninho se este for atacado por predadores. Os Nasutitermes reprodutores são alados. Pude contar um total de 21 segmentos nas antenas (onde 15 são mostrados na primeira foto), mas isso pode incluir uma margem de erro desconhecida. Os corpos são marrom-amarelos. São eusociais, significando que desenvolvem grandes sociedades cooperativas multigeracionais que auxiliam umas as outras mesmo ao custo da vida do indivíduo ou de sua reprodutividade. A regra de Hamilton (fonte nos comentários) explica esse fenômeno, onde a espécie se beneficia abdicando suas habilidades reprodutivas para melhorar o físico geral de ninhadas com parentesco. Nasutitermes possuem indivíduos alados férteis, trabalhadores e soldados.

      Alguns Nasutitermes, como N. corniger, podem ser agressivos contra colônias conespecíficas rivais.

      A reprodução é feita através de indivíduos alados, com um número entre 5 mil e 25 mil cupins alados podendo ser produzidos. Eles passam por cinco ínstares e passam entre 5 e 8 meses na colônia antes de fazerem revoadas de acasalamento.

      Algumas bactérias são enriquecidas pelas partículas de madeira no estômago dos Nasutitermes.

      Dado sua natureza arbórea, vivem em florestas primárias e secundárias, bosques, campos, habitats urbanos e suburbanos, dentre outros. Ambos os indivíduos foram encontrados no 16º andar de um prédio em habitat urbano.

      A defesa dos Nasutitermes contra formigas envolve a secreção de um líquido pela probóscide através de uma glândula cefálica que ocupa quase toda a cápsula cefálica. Esse líquido possui um forte cheiro e compostos químicos voláteis.

      Fontes nos comentários.

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        • Views843
        • Curtidas7
        • Comentários8
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Ceará, Fortaleza
        -3.7319029, -38.52673930000003
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.