Letis specularis - Mariposa-Letis / Letis Moth (Hübner, 1821)

10 Abr 2018

Lepidoptera: Bombycina: Noctuoidea: Erebidae: Erebinae: Thermesiini

No momento (9 de Abril, 2018), Letis specularis é uma mariposa alocada na ordem Lepidoptera, superfamília Noctuoidea, família Erebidae (anteriormente Noctuidae), subfamília Erebinae e tribo Thermesiini. Esse gênero sofreu inúmeras mudanças com o decorrer dos anos e pode sofrer mais. Você pode encontrar mais informações sobre isso em uma fonte nos comentários.

As larvas provavelmente se alimentam de Fabaceae e são conhecidas por terem o hábito de coletar folhas para pupar; este comportamento provavelmente é atribuído à camuflagem no meio em que estão para protegerem-se de potenciais predadores. Desconheço se possuem outra(s) planta(s) hospedeira(s). Os adultos são nectívoros, de atividade noturna. Os adultos são grandes; a envergadura alar dos machos varia entre 80-85mm, e a envergadura alar das fêmeas varia entre 90-95mm. Cada asa é marcada por uma mancha translúcida esbranquiçada. O lado de trás das asas posteriores são características e podem servir na diferenciação da Feigeria scops (Guenée, 1852) (sinônimo: Letis scops (Guenée, 1852)) (fonte nos comentários) além da distribuição.

Sutis ou (questionavelmente) moderadas mudanças de cores foram documentadas em Letis specularis e todos estes indivíduos foram assim identificados; isso pode dar-se por alguma variação intraespecífica (que é mais provável) ou, dado o passado complicado dessa mariposa e a falta de estudos (pelo menos os que são conhecidos por mim), elas PODEM ser alocadas em diferentes espécies. Por enquanto, esta é uma Letis specularis.

Nos comentários anexei fotos da larva de Letis specularis em um estágio menos avançado de desenvolvimento e a possível planta hospedeira, e de uma larva em um estágio de desenvolvimento mais avançado, tal como sua pupa, ambas cortesia do amigo Wolfgang Walz.

De acordo com Wolfgang Walz, é sabido que larvas de algumas espécies de Lepidoptera se alimentam de certas plantas e migram para outras para descansar, precisamente o que ele acha que ocorreu com o segundo indivíduo. Ele também mencionou que o processo crisálida-adulto (metamorfose) leva cerca de 20 dias, para mais ou para menos, e que polimorfismo é atribuído à essa espécie.

FONTES NOS COMENTÁRIOS.

Data: 27 de Janeiro, 2018 às 22:12:53
Local: Ceará, Fortaleza (Lat: -3.75, Long: -38.51, 16º andar)

Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
    Ver Mais Publicações
    • Views2472
    • Curtidas9
    • Comentários6
     Curtir
         
    Ampliar Mapa
    Detalhes
    Localização  Brasil, Ceará, Fortaleza
    -3.7319029, -38.52673930000003
    Reportar Abuso Sugerir Informações
    Desenvolvido por dothCom
    Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.