Impages cinerea (Sinônimo: Hastula cinerea) - Grey Atlantic Auger (Born, 1778)

27 Fev 2018

Gastropoda: Hypsogastropoda: Neogastropoda: Conoidea: Terebridae: Terebrinae

Impages cinerea, mais comumente conhecido pelo seu sinônimo "Hastula cinerea", é um caramujo (significando que é um gastrópode marinho) pertencente à classe Gastropoda, ordem Hypsogastropoda, subordem Neogastropoda, superfamília Conoidea, família Terebridae e subfamília Terebrinae. Fontes podem ser encontradas mais abaixo.

Terebrídeos são normalmente reconhecidos por suas conchas peculiares. Espécies ocorrem em regiões tropicais e subtropicais, especialmente em águas marinhas rasas e mornas no litoral ou em recifes de corais. Algumas espécies podem ser encontradas em águas mais profundas e mais frias. A concha, na maior parte das vezes, é esculpida em elevações axiais e espirais, entretanto tais características podem se apresentar de maneira atenuada porquanto ambas estiverem presentes; Sendo longa e estreita culmina em uma ponta afiada, assim como é feita de convoluções que aumentam regularmente em diâmetro até à abertura do corpo que é pequena e oval demonstrando um curto canal sifonal ou um entalhe que separa os finos lábios externos, estes que possuem uma lisa columela ou de uma à três pregas.

Eles possuem - Em conformidade com o entorno dos meus conhecimentos - uma longa probóscide retrátil que é típica de caramujos carnívoros. Também possuem uma glândula de veneno e dentes na rádula, que são adaptados em "arpões" nos Impages cinerea. São mais vistos em litorais, onde se escondem debaixo de substratos arenosos ou lodosos. Manusear Impages cinerea não é recomendado, mas não há necessidade para alarme pois não há casos de mortes resultantes da toxina expelida por eles, e preservar a fauna é necessário.

São predadores e irão se alimentar de outros moluscos, crustáceos, membros da classe Polychaeta e muitos outros.

As conchas dos Impages cinerea medem até 50mm e são estreitas e brilhantes. A concha é frágil e nepiônica. São distribuídos no Oceano Atlântico ao largo de Angola, Cabo Verde, Senegal e Brasil. Também podem ser encontrados nos mares Caribenhos e nas Pequenas Antilhas, bem como podem ser vistos no Golfo do México, Oceano Índico, ao largo de Madagascar, Oceano Pacífico e ao largo do Equador.

O sujeito retratado foi encontrado por mim em Santa Catarina, Navegantes, dentro do mar. Apressei-me para fotografá-lo e logo em seguida o devolvi para o mar, no exato local onde o encontrei.

Fontes nos comentários.

Alimentação: Predador.

Data: 24 de Abril, 2017 às 15:50:10
Local: Santa Catarina, Navegantes, dentro do mar

Revisão do texto: Marina de Azevedo Guerra (https://www.facebook.com/marin... />
Link da foto no Flickr: https://www.flickr.com/photos/...

Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
    Ver Mais Publicações
    • Views2006
    • Curtidas6
    • Comentários9
     Curtir
         
    Ampliar Mapa
    Detalhes
    Localização  Brasil, Santa Catarina, Navegantes
    -26.900916004013965, -48.64150795122072
    Reportar Abuso Sugerir Informações
    Desenvolvido por dothCom
    Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.