Biofaces Bring Nature Closer

      Thalurania glaucopis - Beija-Flor-de-Fronte-Violeta / Violet-capped Woodnymph (Gmelin, 1788)

      25 Fev 2018

      Apodiformes: Trochili: Trochilidae: Trochilinae

      Thalurania glaucopis é um beija-flor da ordem Apodiformes, subordem Trochili, família Trochilidae e subfamília Trochilinae. O sujeito retratado é um macho. Outro nome popular pelo qual Thalurania glaucopis é conhecido é "tesoura-de-fronte-violeta". São assim distribuídos: Leste & Sudeste do Brasil (Bahia ao Rio Grande do Sul); Leste do Paraguai e Nordeste da Argentina (Misiones); duvidosamente no Norte do Uruguai.

      Machos de Thalurania glaucopis possuem uma "coroa" violeta e são mais coloridos do que as fêmeas, que são mais pálidas. Não são pássaros estritamente nectívoros, e foram avistados caçando pequenos artrópodes em pleno vôo, como pequenos insetos e aranhas. Duas de suas flores favoritas são Malvaviscus arboreus penduliflorus e Malvaviscus penduliflorus, mas podem se alimentar de muitas espécies de flora. Não há subespécies registradas de Thalurania glaucopis.

      Medem aproximadamente 11,1cm quando adultos e pesam cerca de 4,5g (este necessita de confirmação). O bico costuma medir cerca de 1,8cm e a língua cerca de 4cm, ambos utilizados para que o beija-flor se alimente de flores em formato tubular. Durante o ritual de acasalamento, o macho voa ao redor da fêmea e exibe o peitoral colorido para impressioná-las. Habitam florestas, jardins e campos; isto também inclui cidades interioranas rurais. Quando em ambiente antrópico, não costumam ser agressivos, preferindo ignorar a presença humana mesmo quando se aproximam. Na natureza são conhecidos por serem o oposto. Dado a necessidade de contato constante com néctar, eles precisam de constante limpeza, que fazem quando chove.

      Os machos não ficam por perto após acasalarem com as fêmeas; eles vão à procura de mais fêmeas para se reproduzir, estas que constroem o ninho e criam os filhotes. O ninho é em formato de tijela e é tecido com uma vasta quantidade de materiais. Geralmente, depositam cerca de um único ovo, que é incubado apenas pela fêmea. As fêmeas alimentam os filhotes com comida regurgitada, que inclui insetos, pois o néctar não é suficiente para manter a saúde dos filhotes. Os filhotes abandonam o ninho cerca de 20 dias após o nascimento. Os machos são extremamente territorialistas.

      Fontes:

      ( http://eol.org/pages/1048797/o... )
      ( https://en.wikipedia.org/wiki/... )
      ( http://www.wikiaves.com.br/bei... )
      ( https://www.hbw.com/species/vi... )
      ( https://www.taxeus.com.br/espe... )
      ( http://apassarinhologa.com.br/... )
      ( http://www.avescatarinenses.co... )
      ( http://g1.globo.com/sp/campina... )

      Data: 14 de Setembro, 2017 às 14:32:36
      Local: Santa Catarina, Benedito Novo

      Link da foto com qualidade original: ( https://www.flickr.com/photos/... )

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views929
        • Curtidas7
        • Comentários5
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Santa Catarina, Benedito Novo
        -26.7825761, -49.364388899999994
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.