Biofaces Bring Nature Closer

      cf. Neomachilellus sp. - Traça-Saltadora / Rock Bristletail (Wygodzinsky, 1953)

      22 Fev 2018

      Monocondylia: Archaeognatha (= Microcoryphia): Machiloidea: Meinertellidae: Meineterllinae

      Agradecimentos vão para a minha querida, querida amiga Kel Silva (https://www.facebook.com/sckel... e para o Cesar do Insetologia (http://www.insetologia.com.br/... por providenciarem a identificação desse registro. Este trata-se de um Neomachilellus sp., ou de alguma espécie não documentada para a localização do encontro.

      Neomachilellus é um gênero de traças-saltadoras da subclasse Monocondylia, ordem Archaeognatha (= Microcoryphia), superfamília Machiloidea, família Meinertellidae e subfamília Meinertellinae.

      Traças-saltadoras são criaturas pouco conhecidas e esta foto pode ser o primeiro registro existente de um Neomachilellus na Internet. Ecdise é feita quando o inseto fixa-se ao solo através do seu conteúdo fecal. Eles possuem palpos mandibulares grandes que usam para se alimentar de matéria orgânica em decomposição, líquens, algas e musgos.

      Neomachilellus vivem em florestas inadulteradas, normalmente escalando plantas ou se escondendo debaixo de pedras e troncos, onde absorvem umidade com vesículas eversíveis localizadas no abdome.

      Suas antenas não possuem escamas, e os segmentos abdominais 2 à 7 não excedem duas vesículas eversíveis, que também podem inexistir. Os Archaeognatha são os insetos mais basais. Há aproximadamente 350 espécies nesta ordem com menos de 20mm em comprimento. São capazes de pular distâncias de até 10cm, caso sintam-se ameaçados através do flexionar do abdome. Nesta ordem, para atingir a fase adulta os imaturos passam por pelo menos 8 ínstares, e alguns continuam a fazer ecdise após a fase adulta. Os Archaeognatha demonstram grandes olhos compostos, com cerca de três ocelos. Não passam por relação sexual direta; os machos soltam os espermatóforos (uma cápsula ou bolsa feita de proteína que contém os espermatozoides liberados pelo macho que são transferidos para a fêmea) no substrato que são coletados pelas fêmeas. Membros dos Archaeognatha são anciões, e este nome traduz-se em "mandíbulas anciãs".

      Seus corpos são alongados. Possuem três "rabos"; dois são cercos (estruturas com funções sensoriais, defensivas ou reprodutivas que também podem ser, às vezes, sem função) e o outro é um epiproto (uma estrutura próxima ao ânus de alguns insetos que pode possuir funções respiratórias ou reprodutivas que nem sempre são homólogas. Alguns podem servir de proteção para o ânus). Podem desidratarem-se com facilidade por conta de seu fino exoesqueleto, razão pela qual eles preferem viver em terras úmidas. Seu aparato bucal é, de certa forma, retrátil e as antenas flexíveis. Sua aparência pode servir de camuflagem em ambientes de folhagem em decomposição, como notado pelo meu amigo Mário Net. Sua importância na natureza pode ser observada, entre outros papéis, como recicladores naturais de matéria orgânica em decomposição.

      No local do registro, há apenas duas espécies documentadas, Neomachilellus plaumanni e Neomachilellus santacatarinensis: https://books.google.com.br/bo... />
      Taxonomia para o gênero Neomachilellus: http://insectoid.info/insecta/archaeognatha/meinertellidae/neomachilellus_genus/

      Data: 9 de Março, 2017 às 18:23:42
      Local: Santa Catarina, Benedito Novo

      Link da foto no Flickr: https://www.flickr.com/photos/...

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        • Views779
        • Curtidas8
        • Comentários2
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Santa Catarina, Benedito Novo
        -26.7825761, -49.364388899999994
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.