Biofaces Bring Nature Closer

      Dythemis nigra ♂ - Blue-eyed Setwing (Martin, 1897)

      12 Ago 2018

      Odonata: Epipocrita ( = Epiprocotphora): Anisoptera: Libelluloidea: Libellulidae: Trithemistinae

      Dythemis nigra é uma libélula da ordem Odonata, subordem Epipocrita, infraordem Anisoptera, superfamília Libelluloidea, família Libellulidae e subfamília Trithemistinae. Como pode ser visto na ponta do abdome, esta libélula possui um par de cercus, significando que é um macho.

      O primeiro segmento abdominal (proximal ao tórax) é arredondado e curto; o segundo segmento abdominal é arredondado e mais longo que o primeiro; o terceiro segmento abdominal é menos arredondado que os segmentos anteriores mas mais longo que estes; o quarto segmento abdominal é cilíndrico, mais longo que todos os segmentos anteriores e mais curto que os segmentos posteriores exceto os segmentos 10 e 11; quinto, sexto e sétimo segmentos são cilíndricos e, para mais ou para menos, do mesmo tamanho. São os segmentos mais longos de todos; oitavo segmento mais curto que o quinto, sexto e sétimo mas mais longo que todos os outros segmentos e é cilíndrico; nono segmento arredondado e mais longo que o 10º e 11º, tal como os três primeiros segmentos; décimo segmento é muito curto e arredondado, mas mais longo que o 11º segmento; décimo primeiro segmento é o menor de todos e é onde estão localizados os cercus.

      O terceiro segmento abdominal possui duas listras esbranquiçadas verticais uma ao lado da outra dorsalmente. O quinto, sexto e sétimo possuem uma mancha irregularmente arredondada e esbranquiçada cada, que são específicas em formato para cada segmento. O oitavo segmento possui duas grandes marcas esbranquiçadas dorsalmente. A vista dorsal do tórax é azul. Mesepísterno, protórax e mesepímero de coloração azul-escura com muitas listras esverdeadas irregularmente distribuídas. Ocelos laterais aparentemente presentes em uma coloração mais clara. As pernas possuem cinco segmentos e possuem esporões tibiais: coxa, trocanter (subdividido em dois segmentos), fêmur, tíbia e tarso. "As pernas das Odonata, libélulas e donzelinhas, são adaptadas para a captura de presas que elas venham a comer enquanto voam ou enquanto em repouso em uma planta; são praticamente incapazes de usá-las para andar" - ( https://en.wikipedia.org/wiki/... ). Os olhos são muito grandes, de coloração ciano / azul-esverdeado e compostos. Envergadura alar de aproximadamente 60mm, mas isto requer confirmação, para mais ou para menos. As fêmeas possuem um abdome mais robusto.


      De acordo com EcoRegistros, podem ser encontradas no Brasil, Argentina e nas Pequenas Antilhas: ( http://www.ecoregistros.org/fo... )

      De acordo com a Wikipédia, há 7 espécies de Dythemis; a partir de 2011, foi proposto que D. multipunctata seja transformada em uma subespécie de D. sterilis:

      Dythemis fugax (Hagen, 1861) - Checkered Setwing
      Dythemis maya (Calvert, 1906) - Mayan Setwing
      Dythemis nigra (Martin, 1897) - Blue-eyed Setwing
      Dythemis nigrescens (Calvert, 1899) - Black Setwing
      Dythemis rufinervis (Burmeister, 1839)
      Dythemis sterilis (Hagen, 1861) - Brown Setwing
      Dythemis velox (Hagen, 1861) - Swift Setwing

      ( https://en.wikipedia.org/wiki/... )

      Entretanto, há a descrição de uma nova espécie de Dythemis de Trinidad: Dythemis broadwayi.

      ( https://archive.org/stream/ent... )

      Podem ser comumente vistas descansando em galhos e ramos em trilhas florestais, exatamente onde esta foi achada no Brasil, Ceará, Fortaleza. As larvas são aquáticas.

      Argyrothemis sp., Dythemis sp., Elga sp., Micrathyria sp. e Nephepeltia sp. são gêneros que possuem manchas esbranquiçadas na parte dorsal do abdome. Em cada um desses gêneros, as marcações no oitavo segmento são mais extensas. Micrathyria é, entre estes, o mais numeroso gênero com 46 espécies registradas:

      ( https://species.wikimedia.org/... )

      Elasmothemis pode ser separado de Brechmorhoga e Dythemis pelo desenvolvimento da carina ventral nos segmentos 4 e 5.

      As larvas de Dythemis apresentam espinhos nos segmentos 8-9.

      ( https://books.google.com.br/bo... nigra&f=false )

      As larvas de Dythemis, como característica normal de Odonata, são predadoras aquáticas de pequenos insetos. Os adultos são predadores aéreos de insetos de tamanho médio e de tamanho pequeno.

      De acordo com este artigo na Wikipédia, a principal característica de Trithemistinae que a difere de outras subfamílias é a mudança no nodus que vai até a ponta das asas, significativamente reduzindo seus ápices. Sem sombra de dúvidas, há mais diferenças que desconheço:

      ( https://de.wikipedia.org/wiki/... )

      Mais informações como a duração do processo-ovo adulto, anatomia, comportamento de acasalamento, etc., serão apreciadas e creditadas.

      ( http://eol.org/pages/30681468/... )

      Segunda foto: ( http://www.biofaces.com/post/1... )

      Publicações Relacionadas Fotos Vídeos Sons Mais do Usuário
        Ver Mais Publicações
        • Views1336
        • Curtidas7
        • Comentários0
         Curtir
             
        Ampliar Mapa
        Detalhes
        Localização  Brasil, Ceará, Fortaleza
        -3.7319029, -38.52673930000003
        Reportar Abuso Sugerir Informações
        Desenvolvido por dothCom
        Copyright © 2012 Biofaces. Todas as imagens © seus respectivos proprietários.